Perfil misto
Uma torre residencial, com apartamentos compactos, e outra mista, lado a lado. A aposta no perfil misto voltou em Curitiba. O público-alvo é de jovens solteiros ou casais sem filhos ou mais velhos, que gostam de tudo perto.
Um número importante para o mercado imobiliário neste ano foi o aumento na entrega de imóveis comerciais e corporativos. Segundo a pesquisa Perfil Imobiliário 2013, os 317,53 mil metros quadrados concluídos entre janeiro e setembro ultrapassam em 142% o volume registrado no mesmo período do ano passado. O número, referente a 617 unidades entregues em Curitiba, é resultado dos lançamentos ocorridos entre 2009 e 2012, após um longo jejum de obras para este segmento.
Mesmo com o grande aumento nas entregas, esse mercado está longe de esfriar. A capital tem forte demanda por imóveis comerciais modernos e bem estruturados. "As empresas se expandem e precisam de mais espaço. Também há quem busque melhores condições e facilidades no espaço de trabalho", conta Eduardo Quiza, diretor de incorporações da Invespark. "Muitas organizações procuram imóveis que ofereçam benefícios, como sistema de ar condicionado central, eficiência nos sistemas que permitem filtragem e garantia da renovação do ar, pé-direito mais alto e até projetos para contenção e prevenção de incêndio", completa Quiza.
Essas e outras vantagens, como salas multiuso, locais para recepções e estrutura pronta para rede elétrica, de dados e telefonia, estão presentes nos novos lançamentos comerciais.
A demanda aquecida levou o setor a buscar a liberação de cerca de 3 mil alvarás para novas construções neste ano patamar superior à média registrada entre 2009 e 2012, quando houve cerca de 2,7 mil alvarás para edificações comerciais emitidos ao ano.
Localização
O Centro de Curitiba continua sendo o bairro preferido das incorporadoras para os novos empreendimentos comerciais. Atualmente há nove lançamentos do segmento na região.
Em alguns bairros, como o Bigorrilho, o crescimento desse segmento é visível e a aceitação é grande. É o caso do Helbor Offices Champagnat, edifício da incorporadora Helbor em parceria com a RA Empreendimentos, que acaba de ser entregue. "No lançamento, em 2010, vendemos 300 unidades em apenas 15 dias", comemora Ricardo Amaral, sócio e vice-presidente da RA.
Outros bairros próximos ao Centro com estrutura e demanda para edifícios comerciais e corporativos são o Jardim Botânico, Juvevê e Água Verde, que já têm empreendimentos lançados ou em obras.