O presidente palestino, Mahmoud Abbas, pediu a Israel permissão para levar forças da facção Fatah sediadas na Jordânia para a Cisjordânia, a fim de tentar reforçar seu controle depois da tomada de Gaza pelo grupo islâmico Hamas, disseram nesta terça-feira autoridades israelenses.

CARREGANDO :)

Abbas encontrou-se na segunda-feira com o primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, no balneário egípcio de Sharm el-Sheikh, buscando apoio para o governo de emergência que criou na Cisjordânia, após dissolver o gabinete de união liderado pelo Hamas.

"Os palestinos apresentaram ontem um pedido para transferir a Brigada Badr da Jordânia para a Cisjordânia", contou à Reuters uma autoridade sênior do governo israelense. Isto está sendo avaliado e uma decisão será tomada em breve."

Publicidade

Israel quer que Abbas faça mais para conter militantes e vem considerando fornecer mais armas e munições para as forças ligadas ao presidente palestino.

Inicialmente, Abbas queria mandar a Brigada Badr para a Faixa de Gaza, para tentar evitar que militantes disparassem foguetes improvisados contra Israel.

Isso nunca aconteceu e o envio parece agora improvável, já que o Hamas está no controle firme do território costeiro.

Segundo alguns relatos, a Brigada Badr tem menos de 1.000 combatentes, com vários níveis de treinamento.

Autoridades ocidentais visitaram a principal base de treinamento das brigadas na Jordânia, mas uma avaliação formal ainda não foi feita. No entanto, há temores de que as forças possam não estar preparadas para agir ação contra grupos militantes.

Publicidade