O presidente da ANP (Autoridade Nacional Palestina), Mahmoud Abbas, decidiu retornar aos territórios palestinos e suspender a visita que faria na quarta-feira ao Parlamento Europeu, informou o serviço de imprensa da Eurocâmara. Abbas, que tinha uma reunião marcada com o presidente da Comissão Européia, José Manuel Durão Barroso, decidiu cancelar as atividades devido aos problemas gerados pela invasão israelense à prisão de Jericó.

CARREGANDO :)

O líder palestino participou, nesta terça-feira, de um jantar com o presidente do Parlamento Europeu, Josep Borrell, e a comissária européia de Assuntos Exteriores, Benita Ferrero-Waldner, num hotel de Estrasburgo, segundo a fonte.

Abbas também planejava ir a Bruxelas, onde se reuniria com o alto representante para a Política Externa e de Segurança Comum da UE, Javier Solana. Além disso, na próxima sexta-feira Abbas deveria se reunir em Paris com o presidente francês, Jacques Chirac.

Publicidade

No entanto, a onda de violência após o cerco do Exército israelense à prisão da cidade cisjordaniana de Jericó levou o presidente da ANP a suspender sua viagem européia.

A porta-voz de Solana, Cristina Gallach, já tinha reconhecido hoje a possibilidade de Abbas ter "que modificar sua viagem" diante da gravidade da situação.