Fontes da Prefeitura de Nova Orleans alertaram, nesta terça-feira, que as águas que inundaram as ruas da cidade estão contaminadas com a bactéria 'E.coli', que provoca ataques de diarréia e pode causar a morte. Em declarações à rede de televisão CNN, um funcionário da prefeitura confirmou a presença dessa bactéria na água, enquanto o prefeito, Ray Nagin, se limitou a dizer que 'há toxinas'.
- Não é seguro - disse Nagin em uma entrevista coletiva na qual afirmou que "os mosquitos picam os cadáveres e voltam a voar. Portanto, não é um local seguro".
A contaminação se soma ao risco gerado pelo vazamento de gás na água e que continua a provocar incêndios na cidade, acrescentou.
Nagin voltou a fazer hoje um apelo aos cidadãos que permanecem na cidade para que a abandonem e aos que já foram para que não tentem voltar.
Apesar de afirmar que compreende o desejo que muitos têm de regressar a suas casas, o prefeito pediu que esperem um tempo até que a cidade volte a ser um lugar seguro.
Ele também desmentiu as informações divulgadas de que seriam negadas água e comida aos cidadãos que não quisessem deixar a cidade.
- Uma vez que a limpemos, prometo que todos poderão voltar a uma cidade segura e muito melhor - disse Nagin, que afirmou que agora mesmo existem recursos necessários para realizar os serviços pendentes.