O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore afirmou que não concorrerá nas eleições presidenciais norte-americanas de 2008, mesmo depois de vencer o Prêmio Nobel da Paz por seu trabalho dedicado à conscientização sobre mudanças climáticas .
"Não tenho planos de ser candidato de novo", disse Gore em entrevista exibida nesta quarta-feira pela televisão pública norueguesa. Ele respondia a uma pergunta sobre como o prêmio afetaria seu futuro político.
Em 2000, Gore concorreu à Presidência dos EUA contra George W. Bush e acabou perdendo a disputa após uma longa batalha jurídica envolvendo votos da Flórida.
Segundo a organização Draft Gore , 200 mil pessoas já assinaram uma petição para pressionar Gore a concorrer. Desde o anúncio do Nobel, houve um salto de 70 mil assinaturas, disse a entidade que faz lobby por sua candidatura.
"Estou envolvido em um tipo diferente de campanha, é uma campanha global", declarou Gore. "É uma campanha para mudar o modo como as pessoas pensam sobre a crise climática."
O democrata já disse em diversas ocasiões que não tem planos de concorrer, sem contudo descartar completamente a hipótese. Entre os mais fortes pré-candidatos do Partido Democrata estão Hillary Clinton, Barack Obama e John Edwards.
Seria difícil, mas não impossível para Gore entrar na disputa, já que a primeira etapa eleitoral, as prévias de Iowa, acontece em menos de 100 dias.