A secretária de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Janet Napolitano, indicou neste sábado (27) que a "janela de precauções está se fechando" diante da chegada do furacão Irene, que já causou uma morte e deixou mais de 200 mil pessoas sem eletricidade no país.

CARREGANDO :)

Janet realizou estas declarações em entrevista coletiva concedida ao lado do diretor da Agência Federal de Gestão de Desastres (Fema, na sigla em inglês), Craig Fugate, na qual ambos fizeram um apelo aos cidadãos do litoral atlântico dos EUA a se preparar e "a levar a sério as advertências" sobre o furacão.

Pouco antes, Janet e Fugate mantiveram uma conversa por telefone com o presidente americano, Barack Obama, para informá-lo sobre a evolução da tempestade e as medidas de precaução tomadas pelas autoridades.

Publicidade

"O presidente reiterou que os efeitos da tempestade serão sentidos ao longo de todo o fim de semana e que devemos trabalhar para preparar as comunidades que serão afetadas", afirmou um comunicado da Casa Branca.

Obama, que chegou nesta sexta-feira (26) a Washington, antecipou em um dia o retorno de suas férias devido ao alerta de temporal provocado por "Irene" e pediu aos americanos que sigam as recomendações de segurança.

O furacão se dirige agora em direção à costa do sul da Virgínia, após provocar inúmeras inundações na Carolina do Norte, ocasionar danos em diversas infraestruturas marítimas e deixar sem energia elétrica mais de 200 mil pessoas.