Todas as partidas do Campeonato Inglês dedicarão neste final de semana um minuto de aplausos à memória do líder sul-africano Nelson Mandela.
Mandela, que morreu na quinta-feira aos 95 anos em sua casa de Johanesburgo, era um grande amador desse esporte. Na Copa de 2010, pediu para que toda a população se unisse em torno da Bafana Bafana, como é conhecida a seleção sul-africana. O mesmo ele já havia feito em 1995, quando era presidente, na Copa do Mundo de rúgbi. Na África do Sul, o futebol é o esporte praticado majoritoriamente por negros, enquanto o rúgbi é por brancos.
A Federação de Futebol Inglesa (FA) lamentou a morte e destacou especialmente que o ex-presidente sul-africano tinha uma "grande capacidade de perdoar".
O presidente da FA, Greg Dyke, disse que Mandela foi "uma das maiores figuras de sua geração" e lembrou a viagem de uma delegação dos jogadores ingleses em 2003 a Durban (África do Sul) para se reunir com Mandela, entre eles David Beckham e Michael Owen.
O ex-jogador David Beckham também reagiu ao falecimento de Mandela e disse que foi uma "honra" conhecer um homem "que queria o bem de tanta gente". "Perdemos um cavalheiro e um ser humano muito valente", escreveu Beckham em seu conta no Twitter.
Para Greg Dyke, "Nelson Mandela tinha essa extraordinária capacidade de viver através da injustiça real", que o transformou em "uma das grandes figuras de sua geração".
"Foi em parte por isso que conseguiu, mas sobretudo por sua capacidade para perdoar", concluiu o presidente da FA.
Previamente, o lendário ex-jogador inglês do Manchester United Bobby Charlton, amigo pessoal de Mandela, pediu "que seja celebrada a vida"- do político sul-africano.
"Me sinto abençoado de ter vivido durante sua vida e também privilegiado de tê-lo encontrado em várias ocasiões. Deus abençoe meu amigo, Madiba", disse Charlton, que aos 76 anos continua sendo o artilheiro do Manchester United, com 249 gols.
- Rei da Espanha diz que o mundo tem uma profunda gratidão com Mandela
- Para Blair, Mandela fez do racismo algo não só imoral, mas estúpido
- Nobel considera Mandela um dos maiores nomes da história do prêmio
- Papa: "Mandela promoveu a dignidade humana de todos os cidadãos do mundo"
- "Mandela era meu prisioneiro e meu pai", se emociona carceiro
- Desmond Tutu celebra missa em homenagem a Nelson Mandela
- COI agradece Mandela por usar o esporte para fazer o bem
- Presidente da África do Sul dá detalhes do funeral de Nelson Mandela
- Morre Mandela, o homem que derrotou o Apartheid
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Deixe sua opinião