O rei da Espanha, Juan Carlos I, publicou nesta sexta-feira uma carta para expressar suas "profundas condolências" pela morte de Nelson Mandela, de quem destaca seu "exemplo de integridade e grandeza postos a serviço dos outros".
"Descanse em paz quem soube trazê-la à África do Sul e a quem todos devemos tanta gratidão", proclama Juan Carlos I em sua carta, publicada no site oficial da Casa do Rei e na qual lembra tanto a visita de Mandela à Espanha em 1992 para receber o Prêmio Príncipe das Astúrias de Cooperação Internacional com o presidente De Klerk como a viagem à África do Sul dos Reis em 1999.
"Fiel ao sentimento de todos os espanhóis, quero transferir ao governo, ao povo amigo da África do Sul e a sua família nossas mais profundas condolências", assinala o monarca na carta.
O rei relembra o "imenso sacrifício pessoal, verdadeiramente heroico" de Mandela, "ao enfrentar com tanta força e integridade seu injusto encarceramento durante 27 anos".
Juan Carlos também evoca a "alegria universal por sua libertação" e "a admiração que todos sentimos pelo acerto com o qual soube dirigir à África do Sul rumo à reconciliação e à Democracia".
- Para Blair, Mandela fez do racismo algo não só imoral, mas estúpido
- Nobel considera Mandela um dos maiores nomes da história do prêmio
- Papa: "Mandela promoveu a dignidade humana de todos os cidadãos do mundo"
- "Mandela era meu prisioneiro e meu pai", se emociona carceiro
- Desmond Tutu celebra missa em homenagem a Nelson Mandela
- COI agradece Mandela por usar o esporte para fazer o bem
- Presidente da África do Sul dá detalhes do funeral de Nelson Mandela
- Filhas de Mandela souberam da morte de pai em estreia de filme sobre ele
- Morre Mandela, o homem que derrotou o Apartheid
- Confira frases memoráveis do líder negro Nelson Mandela
Deixe sua opinião