O Canadá descobriu uma cepa do H5 da gripe aviária em 33 patos selvagens migratórios, mas é improvável que o vírus seja o mortal H5N1 que se espalhou do Sudeste da Ásia para a Europa, disse uma autoridade da área de saúde nesta segunda-feira.

CARREGANDO :)

Jim Clark, da Agência Canadense de Inspeção Alimentar, disse que uma pesquisa recente com 4.800 aves selvagens havia descoberto o vírus H5 em 28 aves na província de Quebec, no leste do país, e em cinco aves da província central de Manitoba.

- Essas descobertas não indicam que estamos lidando com uma cepa do vírus capaz de provocar uma significativa doença - disse Clark em uma entrevista coletiva. - A evidência que observamos indica fortemente que essas aves saudáveis não foram infectadas pelo mesmo vírus que está atualmente presente na Ásia.

Publicidade

Os testes finais nas amostras de aves estarão prontos em cerca de uma semana. Há nove cepas N conhecidas do vírus H5.Ao ser questionado sobre o motivo de ele estar anunciando a descoberta de uma cepa não letal do vírus da gripe aviária, Clark disse:

- Não posso declarar de maneira categórica que não estamos lidando com o H5N1. (Só que) é altamente improvável.

No Japão, autoridades anunciaram que vão sacrificar pelo menos 80 mil galinhas na região de Ibaki, a nordeste de Tóquio. A decisão foi tomada depois que técnicos da vigilância sanitária encontraram sinais de gripe aviária causada pelo vírus H5N2, um parente próximo, mas menos agressivo do H5N1, que provoca o atual surto na Ásia.

Mais cedo, foi anunciado que uma tailandesa apresentou resultado positivo no teste para gripe aviária, afirmaram autoridades sanitárias do país nesta segunda-feira. Com isso, a mulher é a 20ª pessoa a ter a doença desde que o mal voltou a ser registrado no país há dois anos.

- Uma mulher de 50 anos foi confirmada com a gripe aviária após a realização de três testes, que indicaram resultados positivos - afirmou Paijit Warachit, chefe do Departamento de Ciências Médicas. - Seu estado de saúde está melhorando e acredito que ela ficará bem em breve.

Publicidade

Treze tailandeses morreram devido à gripe do frango desde que o vírus H5N1 foi detectado no país em 2003. A mulher é a terceira pessoa a pegar a doença no país este ano.

Ela foi internada no hospital de Bangcoc no sábado, depois de dizer ao médico que ajudou seu marido a limpar a fazenda onde frangos foram mortos, após testes de laboratório indicarem que eles tinham o vírus, contou uma autoridade.

- Acreditamos que ela tenha pegado a doença de restos de frango - afirmou o chefe do Departamento do Controle de Doenças Thawat Suntrajarn.

A fazenda fica em Nonthaburi, no subúrbio de Bangcoc, e é um das seis províncias atingidas pelo novo surto da gripe aviária este ano, informaram as autoridades.

Seu marido, ainda saudável, está sendo mantido em quarentena enquanto espera os resultados do estudo, disse Thawat.

Publicidade

No início deste mês, um tailandês morreu devido à gripe aviária depois de ter matado frangos infectados e comido um deles. Seu filho também pegou a doença, mas agora passa bem, apesar de ainda estar internado.

A cepa H5N1 do vírus da gripe aviária foi transmitida da Ásia para a Europa por aves migratórias e alguns especialistas dizem que é possível que se espalhe para o resto do mundo. Peritos temem que o H5N1 sofra uma mutação que lhe permita passar facilmente de pessoa a pessoa, podendo provocar uma pandemia catastrófica, já que os seres humanos não têm imunidade a ele.