O presidente da Venezuela, Hugo Chavéz, pediu nesta quinta-feira (28) que o presidente dos EUA, Barack Obama, devolva o território da base de Guantánamo para Cuba. A afirmação foi feita durante um evento no Fórum Social Mundial, em Belém. O venezuelano disse que a decisão americana de fechar a prisão merece aplausos.
"Temos que aplaudir a decisão sobre Guantánamo, mas é preciso devolver ao povo cubano porque [a região] é de Cuba", disse. "Obama poderia retirar as tropas de lá se quisesse dar um sinal."
Apesar de elogiar o fechamento do presídio, Chavéz moderou seu entusiasmo com o novo presidente dos EUA. Ele afirmou que é preciso esperar para ver se "Obama não virá com a mesma postura prepotente e agressora de seu antecessor na presidência [George W. Bush]". O presidente venezuelano defendeu ainda que Bush seja julgado por uma corte internacional por genocídio.
Morales
O presidente boliviano, Evo Morales, comemorou o resultado do referendo que aprovou a nova Constituição do país e disse que a decisão é uma "vitória do povo."
Morales afirmou também que a América Latina vive um processo de mudanças e que "jamais haverá traição na luta contra o imperialismo norte-americano."
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Deixe sua opinião