Uma universidade sul-coreana disse nesta terça-feira que começará em breve a realizar testes de DNA em meio às investigações sobre a veracidade do estudo de Hwang Woo-suk, o mais renomado pesquisador do país na área de células-tronco.Hwang, acusado por colaboradores de ter falsificado a histórica pesquisa deste ano em que anunciou a produção de células-tronco embrionárias a partir de células de pessoas adultas, estava cooperando com a investigação, afirmou a Universidade Nacional de Seul em um comunicado.

CARREGANDO :)

Uma comissão investigativa formada por nove membros da universidade, onde Hwang mantém seu laboratório, realizaria os testes dentro de dois ou três dias com as células-tronco fornecidas pela equipe do cientista, disse a entidade.

"A quantidade é suficiente para que o painel dê início aos testes de DNA. O doutor Hwang está cooperando totalmente quanto ao fornecimento das provas", afirmou o comunicado.

Publicidade

O próximo passo seria avaliar se o DNA das células-tronco é igual ao DNA dos pacientes que doaram material para o estudo, divulgado em maio de 2005 na revista científica "Science".Um co-autor do estudo afirmou duvidar até mesmo que a equipe de Hwang tenha produzido qualquer célula-tronco.

A comissão investigativa já apreendeu o computador do cientista, fechou partes de seu laboratório e convocou mais de dez membros da equipe dele para serem interrogados.

Hwang foi tratado como herói na Coréia do Sul depois de, supostamente, colocar o país entre os líderes da pesquisa com células-tronco e clonagem.

A obtenção de células-tronco a partir de material de pessoas adultas foi celebrada no mundo todo porque a técnica poderia servir para o tratamento de várias doenças hoje incuráveis, como o mal de Parkinson. As células-tronco têm a capacidade de se transformar em qualquer tipo de célula.

Hwang disse nesta sexta-feira passada que estava retirando o artigo enviado para a "Science" devido à polêmica, mas que continuava acreditando em suas pesquisas. Segundo o cientista, um outro artigo seria enviado para outra publicação a fim de acabar com as dúvidas sobre seu trabalho.

Publicidade