Pesquisadores da Califórnia estão desenvolvendo uma fina manta capaz de ocultar objetos e, pela primeira vez, conseguiram esconder um objeto tridimensional.
O estudo, publicado na revista “Science”, afirma que a “capa” pode se adaptar à forma do objeto e ocultá-lo a partir da reflexão da luz que o cerca. Apesar de ter colocado o experimento em prática apenas em escalas microscópicas, o princípio por trás da invisibilidade pode ser utilizado para ocultar itens maiores.
Para testar a tecnologia, os pesquisadores enrolaram o manto da invisibilidade em um objeto tridimensional microscópico, a partir disso o artefato foi capaz de redirecionar as ondas de luz, idêntico à reflexão de um espelho plano, possibilitando que o item ficasse invisível.
“Esta é a primeira vez que um objeto 3D foi camuflado da luz visível. Nosso manto ultrafino agora se parece com um casaco. É muito fácil de projetar e implementar e, potencialmente escalável para esconder objetos macroscópicos ”, afirmou Xiang Zhang, diretor da Divisão de Ciências dos Materiais do Laboratório da Universidade de Berkeley.
Os cientistas explicam que as regras que governam a invisibilidade em materiais naturais são diferentes das encontradas em metamateriais (materiais criados artificialmente e que não podem ser encontrados em elementos da natureza) e por isso são trabalhadas com base na estrutura física e não na composição química.
Em escalas microscópicas, a invisibilidade pode ser utilizada, por exemplo, para criptografia de segurança.