Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Relato

Clima em Cancún é de paranoia total, conta nutricionista brasileira

Pessoas caminham na estação de metrô da Cidade do México: pessoas evitam ruas com medo da propagação do vírus da gripe suína | Alfredo Estrella / AFP Photo
Pessoas caminham na estação de metrô da Cidade do México: pessoas evitam ruas com medo da propagação do vírus da gripe suína (Foto: Alfredo Estrella / AFP Photo)

Enquanto as imagens mostram que a Cidade do México está vazia, sem pessoas nas ruas por medo da propagação do vírus da gripe suína, Cancún, litoral sul do país, está cheia de turistas, ninguém usa máscara, mas o clima é de paranoia, segundo o relato da nutricionista paulista Marle Alvarenga, em entrevista ao portal G1. "As informações são muito desencontradas. Todo mundo está perdido, todo mundo querendo voltar pra casa", disse, explicando que muita gente está preferindo adiantar a volta do lugar, por mais que não haja nenhum motivo para alarme maior na região.

Marle chegou a Cancún, na noite dessa segunda-feira (27) para participar de um congresso internacional sobre transtornos alimentares. "Nos obrigaram a descer de máscara no aeroporto, mas a tripulação não usava. Não dá para entender nada", contou. Logo ao chegar na cidade, soube pelo namorado de uma amiga que o encontro que teria 850 nutricionistas de todo o mundo havia sido cancelado, porque muitos participantes desmarcaram por medo da gripe. "Vinha muita gente do México, e trazer muita gente da Cidade do México colocaria Cancún em risco", disse.

Segundo ela, o medo que sente não é o de pegar gripe suína, mas de ficar presa no México. "Todo mundo está querendo voltar ao mesmo tempo, e vai faltar avião", disse. Ela já marcou o retorno ao Brasil para esta quarta-feira (29), e teve que desviar a rota dessa volta. "Conseguimos antecipar nosso voo, via Panamá, pois, se tentássemos passar pelos Estados Unidos, estão dizendo que seríamos postos em quarentena", explicou.

No hotel em que está hospedada, segundo Marle, os funcionários dizem que está tudo normal, sem querer aparentar medo do surto de gripe suína que já matou até 152 pessoas no país. "Ninguém tem nem cara de pânico, não usam máscara e não falam nada de cuidado especial", diz, mas ainda assim, os viajantes ficam assustados. "Não há clima para ficar por aqui, ninguém sabe informar nada, a família da minha amiga esta muito preocupada no Rio e temos medo de o pânico aumentar e ficarmos presas aqui sem voo pra voltar!"

A nutricionista contou ainda que outros eventos foram cancelados em Cancún, e que as pessoas estão indo embora mais cedo. Ela disse que encontrou outros brasileiros, que passavam lua-de-mel em Cancún, e que mesmo eles estavam preocupados e pensando em cancelar a estada no México.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.