Com a maior parte dos focos de incêndio sob controle na Califórnia, o número de vítimas começa a aumentar à medida que os bombeiros abrem acesso às áreas destruídas pelo fogo. Um dos maiores focos, que destruiu uma área de cerca de 90 quilômetros quadrados, foi deliberadamente provocado de forma criminosa, confirmaram as autoridades. Segundo o chefe dos bombeiros Chip Prather do condado de Orange, os autores do incêndio de Santiago deixaram pistas, mostrando que tinham conhecimento sobre ventos e outros fatores que fizeram o fogo se espalhar com rapidez.

CARREGANDO :)

- Foi confirmado um incêndio criminoso. Há evidências encontradas no local. Esse é o motivo da nossa declaração anterior de que foi um incêndio provocado deliberadamente - disse Prather à rede de TV americana CNN, sem revelar quais foram as pistas deixadas no local.

Prather afirmou que o fogo em Santiago começou em dois pontos de uma estrada pouco usada, distante da área residencial. As autoridades contam agora com a ajuda do público para chegar aos criminosos.

Publicidade

A recompensa oferecida por informações já chega a US$ 250 mil, segundo Prather. O governador Arnold Schwarzenegger disponibilizou um número de telefone (800-540-7085) para receber pistas e afirmou que qualquer envolvido será duramente punido.

Na quinta-feira, mais quatro corpos carbonizados foram encontrados nas montanhas a leste de San Diego. O número de mortes provocadas diretamente pelos incêndios já chega a sete. Pelo menos outras sete pessoas morreram durante ou depois de serem retiradas de suas casas.

Com a redução da força dos ventos, no entanto, os bombeiros conseguiram virar o jogo na quinta-feira, pela primeira vez desde domingo, quando o fogo começou a se espalhar. Mas os californianos que já conseguiram deixar os abrigos, encontraram cenários de destruição ao voltar para casa. (Brasileiros descrevem cenário de guerra)

Em vista à região, o presidente George W. Bush qualificou como uma "terrível devastação". Bush prometeu ajuda federal à região, onde a atuação de Schwarzenegger como governador vem sendo elogiada.

Publicidade