Técnicos russos conseguiram na sexta-feira religar os três sistemas de computadores da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), enquanto astronautas americanos consertavam um problema na manta de proteção térmica do ônibus espacial Atlantis. O o problema surgiu na quarta-feira e fontes da agência espacial russa chegaram a dizer nesta sexta-feira que poderia ser irreversível, o que possivelmente obrigaria a tripulação a retornar à Terra.
Os astronautas Danny Olivas e James Reilly retornaram à estação depois de mais de oito horas de trabalho. Às 22h18 (de Brasília), os astronautas fecharam a escotilha da cabine de pressurização, pondo fim à terceira e penúltima caminhada espacial da atual missão do "Atlantis".
Eles repararam a perfuração na cobertura térmica do ônibus espacial "Atlantis", detectada durante uma inspeção no sábado, e recuaram dois painéis solares da plataforma.
- Foi um trabalho de equipe de destaque - disse o controle da missão no Centro Espacial Johnson da Nasa (agência espacial americana), em Houston (Texas), depois que os painéis foram recolhidos em um compartimento especial.
Essa é uma das funções da tripulação enviada à ISS, que também tem como missão providenciar a instalção de vigas de sustenção para os novos painéis solares e fazer o rodízio da equipe.
A terceira caminhada espacial da missão terminou quase quatro horas depois de a Nasa anunciar que havia consertado dois dos três computadores do sistema da ISS que estavam com problemas desde segunda-feira. Segundo a agência espacial, os computadores voltaram a funcionar depois que astronautas russos eliminaram uma conexão que pode ter provocado interferência.
Os computadores controlam o posicionamento da estação no espaço, para que ela possa aproveitar a energia solar, mantêm as temperaturas internas e posicionam as antenas para a comunicação com a Terra. Os computadores, de fabricação alemã, também comandam os importantes equipamentos de sustentação da vida, como geradores de oxigênio e os filtros de dióxido de carbono, máquinas que também podem ser controladas manualmente.
A quarta caminhada deverá ser realizada no domingo. O Atlantis deve zarpar na terça-feira. Com mais de três meses de atraso, o ônibus espacial Atlantis deu início, no dia 8, à sua primeira viagem de 2007.