O Congresso dos Estados Unidos bloqueou uma ajuda de 200 milhões de dólares destinada aos palestinos como reação à decisão da Autoridade Palestina de pedir o reconhecimento como um Estado na ONU.
Os membros dos comitês de Assuntos Exteriores da Câmara de Representantes e de Relações Exteriores do Senado congelaram o fundo até que o tema do Estado palestino seja solucionado, afirmou à AFP uma fonte parlamentar, confirmando uma notícia do jornal britânico The Independent.
Esta ajuda econômica é independente da assitência em termos de segurança, cujo bloqueio é considerado contraproducente pelos congressistas americanos, que temem a perda da capacidade das forças de segurança palestinas de aplacar a violência contra Israel.
Uma coalizão de congressistas democratas e republicanos está furiosa com a medida palestina de pedir sua inclusão como membro pleno da ONU.
Tanto Estados Unidos como Israel insistem que apenas negociações diretas poderão produzir um acordo que resulte na criação de um Estado palestino.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura