Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Negociações nucleares

Coréia do Norte não respeitará prazo para desligar reator

A Coréia do Norte, que recebeu a promessa de liberação de seus fundos em um banco de Macau, disse que poderá começar a desligar seu principal reator nuclear em 30 dias, perdendo assim o prazo estipulado para sábado para que tomasse tal medida, informou a rede de TV norte-americana NBC na terça-feira.

O negociador-chefe norte-coreano para a questão nuclear, Kim Kye-gwan, fez a afirmação durante um jantar com uma delegação norte-americana em visita a Pyongyang, liderada pelo governador do Novo México, Bill Richardson.

Kim disse ainda, segundo membros da delegação, que o país asiático voltará a permitir inspeções nucleares em um mês.

A Coréia do Norte afirmou que somente fechará o reator, fonte de plutônio que pode ser usado em armas nucleares, uma vez que estejam liberados fundos do país no Banco Delta Asia, de Macau, congelados desde 2005.

Os Estados Unidos disseram na terça-feira que os cerca de 25 milhões de dólares relativos ao fundo estavam desbloqueados e conclamou Pyongyang a dar passos rumo ao fechamento de sua instalação nuclear em Yongbyon antes que se encerre o prazo para tal, anteriormente estipulado para o final da semana.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.