A Coreia do Norte informou nesta segunda-feira (1º) sobre a nomeação como ministro de Segurança do país Choi Bu-il, homem de confiança de Kim Jong-un, em um movimento que indica a determinação do jovem líder de continuar consolidando sua liderança.

CARREGANDO :)

A nomeação de Choi à frente do Ministério encarregado dos serviços nacionais de segurança norte-coreanos aconteceu no mês de fevereiro, mas só foi revelada nesta segunda-feira (1º) pelo jornal estatal Rodong, habitual porta-voz do hermético regime norte-coreano.

Em todo caso, fontes de inteligência de Seul já especularam no final de fevereiro que Choi teria sido designado para o posto em substituição do anterior ministro, o general Ri Myong-su.

Publicidade

"A nomeação pode fazer parte dos atuais esforços de Kim para consolidar seu poder ao designar pessoas de confiança para postos-chave e substituir quem serviu a seu pai", avaliou uma fonte oficial em Seul, em declarações publicadas pela agência local "Yonhap".

Nascido em 1944, Choi Bu-il se graduou na prestigiada Universidade Kim Il-sung e se tornou oficial militar de carreira, alcançando o posto de vice-chefe do Estado-Maior do Exército Popular norte-coreano.

O anúncio da nomeação de Choi aconteceu no mesmo dia no qual está planejada a reunião da Assembleia Popular Suprema (Parlamento) da Coreia do Norte, uma importante reunião que poderia trazer decisões políticas sobre o futuro do regime.

Veja também
  • Coreia do Sul e EUA reforçarão cooperação contra ciberataques
  • EUA enviam aviões F-22 à Coreia do Sul no meio de tensões com Pyongyang
  • Coreia do Norte diz que arma nuclear é 'a vida da nação'
  • Kim Jong-un defende ampliação do arsenal nuclear norte-coreano