Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Por aqui

Curitibanos adiam planos de mudança

Não faz muito tempo, o destino dos sonhos de muita gente que planejava estudar ou ganhar a vida fora era a Europa. Mas, com a recessão por lá, muitos têm preferido ficar, ao menos temporariamente, no Brasil.

A publicitária curitibana Marianna Slompo, de 25 anos, resolveu adiar os planos de fazer uma pós em Barcelona, onde tinha parentes. "A crise teve consequências muito pesadas na Espanha. Vários dos meus conhecidos acabaram voltando, entre eles meu pai, que era uma grande motivação para minha mudança".

Hoje, ao ler e ouvir relatos de brasileiros que insistiram em ficar, ela conclui que fez a coisa certa. "Eles passaram por muitos problemas financeiros e ainda começaram a enfrentar um preconceito muito maior."

Muita gente voltou. Depois de 10 anos entre Madri e Barcelona, um mestre de obras de 52 anos – ele pediu para não ser identificado – decidiu retornar a Curitiba. "A crise fez com que os espanhóis reduzissem seus gastos com tudo o que não era de primeira necessidade. As obras e reformas que estavam prestes a ser feitas foram todas adiadas, e eu fiquei praticamente sem trabalho."

Ele se diz mais feliz por estar perto da família, mas sente saudades de "todas as comodidades que a Espanha de três anos atrás oferecia".

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.