Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Europa

Situação atual lembra Brasil nos anos 80

A "generación ni-ni" é uma es­­pécie de versão espanhola atual para o "engenheiro que virou suco", episódio que ilustrou a crise no mercado de trabalho brasileiro no começo da década de 80.

Desempregado e sem conseguir voltar à área, o engenheiro paulista Odil Garcez Filho pegou o dinheiro que lhe sobrava e montou uma lanchonete na Avenida Paulista. Ele pendurou no caixa o diploma universitário e a caderneta do Conselho Regio­­nal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea). O nome do estabelecimento foi sugestão da mulher: "O Engenheiro que Vi­­rou Suco".

O negócio deu certo por cinco anos, até que uma disparada no aluguel do imóvel o obrigou a fechar as portas. Montou então uma loja de roupas, mas abandonou os planos depois de sofrer um assalto. Voltou a atuar com engenharia, mas foi novamente demitido. Em 1990, descobriu que tinha leucemia. Morreu em 2001.

"Quando olho hoje para a Es­­panha, vejo uma situação muito semelhante com a do Brasil na dé­­cada de 80", afirma Claudio Deddeca, professor do Instituto de Economia da Unicamp. "Fo­­ram mais de 20 anos pa­­ra que a economia brasileira crescesse com geração de empregos."

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.