A ministra Ellen Gracie, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi derrotada na disputa para o cargo de juiz do Órgão de Apelação da Organização Mundial do Comércio (OMC). Ela concorria à vaga deixada no começo do ano pelo brasileiro Luís Olavo Baptista.

CARREGANDO :)

A informação foi confirmada pela Secretaria de Comunicação Social do STF, que informou que o Comitê de Seleção da OMC escolheu o México e não o Brasil para a indicação da vaga.

Assim, o escolhido foi o mexicano Ricardo Ramirez, ex-conselheiro do ministro da Economia do México, que conta com o apoio expressivo de países como a China e os Estados Unidos. Ele será apresentado oficialmente pelo Órgão de Solução de Controvérsias da OMC – responsável pela escolha oficial do novo membro.

Publicidade

Desde dezembro do ano passado, quando comunicou aos colegas ministros do STF sobre seu interesse na candidatura a uma cadeira na OMC, Ellen Gracie saiu em campanha. Ela esteve ausente em algumas sessões do Supremo ao longo dos primeiros meses do ano e, na semana passada, não compareceu a nenhuma sessão plenária.

Agora, aos 61 anos, Ellen deve permanecer no STF, Corte na qual poderá ficar até fevereiro de 2018, quando terá sua aposentadoria compulsória. A assessoria do Supremo informou que ela vai continuar exercendo normalmente a função de ministra do STF.

Veja também
  • Governo indiano anuncia nomes de seis ministros
  • Horst Köhler é reeleito presidente da Alemanha
  • Obama indicará nos próximos dias juiz à Suprema Corte