Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Eleições nos EUA

Em uma semana, Obama triplica vantagem sobre McCain e abre 12 pontos, diz Reuters

Obama supera McCain com 52% das intenções de voto, contra 40% do republicano | Jim Young / Reuters
Obama supera McCain com 52% das intenções de voto, contra 40% do republicano (Foto: Jim Young / Reuters)

O candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, ampliou para 12 pontos sua liderança sobre o republicano John McCain, graças aos cruciais votos independentes e de mulheres, de acordo com uma pesquisa Reuters/C-Span/Zogby divulgada nesta quinta-feira (23). A menos de duas semanas das eleições, que ocorrem em 4 de novembro, Obama supera McCain com 52% das intenções de voto, contra 40% para o republicano. Outras sondagens também indicam o crescimento do democrata, dando a ele até 14 pontos de vantagem.

A pesquisa Reuters/Zogby, que tem margem de erro de 2,9 pontos percentuais, foi feita ao longo de três dias com potenciais eleitores. Nos últimos quatro dias, Obama avançou de forma consistente, triplicando sua vantagem na última semana, segundo a sondagem divulgada diariamente com a média dos três dias anteriores.

- O avanço de Obama é realmente extenso. Parece ter ocorrido entre todos os grupos demográficos - disse o pesquisador John Zogby.

O senador por Illinois viu sua vantagem entre as mulheres - que terão um papel decisivo nesta eleição - aumentar de 16 para 18 pontos nesta quarta-feira (22). Entre os eleitores independentes, alvo de intensas campanhas de ambos os lados, Obama tem 30 pontos de vantagem, com 59% das intenções de voto, contra 289 de McCain.

Zogby disse que McCain parece ter perdido o ritmo desde o último debate, feito na semana passada.

- McCain ainda pode tentar virar a mesa, mas ele tem de encontrar um foco - disse Zogby, acrescentando que as questões econômicas - que dominam a campanha em meio à crise de crédito, hipotecas e mercados - parecem trabalhar a favor de Obama.

A pesquisa mais recente mostra uma erosão contínua do apoio a McCain, mesmo entre seus eleitores "tradicionais". Enquanto Obama tem 86% de apoio dos democratas, 81% dos republicanos apóiam McCain.

O candidato independente Ralph Nader e o libertário Bob Barr mantiveram-se em suas posições, com 2% das intenções de voto cada um. Outros 3% dos entrevistados disseram-se indecisos. Foram consultadas 1208 pessoas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.