A companhia britânica British Petroleum (BP) anunciou neste domingo (25) que o equipamento responsável por perfurar um poço de alívio para conter o vazamento na Deepwater Horizon já retornou ao Golfo do México.
O equipamento da Transocean, proprietária da plataforma está no local do derramamento e reconectando-se ao poço para retomar as atividades de perfuração, segundo o porta-voz da BP Jessie Baker.
Outras embarcações também começam a voltar à região, após a passagem da tempestade Bonnie, que chegou a ameaçar gerar um furacão no final da última sexta-feira (23). O fenômeno foi rebaixado à categoria de "depressão" no sábado, enquanto contornava a costa da Flórida, nos Estados Unidos.
Baker afirmou que embora muitas embarcações e equipamentos tenham sido afastados do Golfo do México, navios que controlam robôs responsáveis por imagens do vazamento continuaram a operar.
Thad Allen, almirante aposentado da Guarda Costeira dos Estados Unidos, diz que o próximo passo é garantir estabilidade na plataforma e iniciar o bombeamento de cimento e lama a partir do topo do poço. Allen afirmou que o trabalho nos poços de alívio foi atrasado em até nove dias por conta da tempestade.