Equipes de resgate retiraram neste domingo (7) mais sobreviventes dos escombros um prédio de apartamentos que desabou em Tainan, cidade mais atingida pelo terremoto de Taiwan. Cerca de 120 pessoas, que estariam presas nos escombros, ainda são procuradas.
Entre aqueles encontrados vivos estão um homem identificado pela imprensa local como Huang Kuang-wei e outro de sobrenome Kuo, que conseguiu sair andando dos escombros com a ajuda das equipes de resgate. Ambos foram levados ao hospital.
Cerca de 2.000 bombeiros, policiais, soldados e voluntários vasculharam os escombros, alguns usando as próprias mãos, observados por dezenas de familiares das vítimas. Equipes médicas acompanham de perto.
Mortes
Sabe-se que pelo menos 26 pessoas morreram no terremoto, de magnitude 6,4, que aconteceu por volta 4h da manhã de sábado (horário local) e devastou Tainan. A maioria das vítimas foi soterrada pelo desabamento do prédio de 17 andares.
Segundo a agência de notícias oficial, CNA, mais de 490 pessoas ficaram feridas com o terremoto; a maioria já foi liberada dos hospitais.
O terremoto ocorreu a uma profundidade de 10 quilômetros, 39 quilômetros a nordeste do porto de Kaohsiung, a segunda cidade do país, informou o Instituto Geológico Americano (USGS).
Outros casos
Taiwan está próxima do ponto de contato de duas placas tectônicas. Em junho de 2013, um tremor de 6,3 graus no centro da ilha deixou quatro mortos e provocou deslizamentos de terra.
Um terremoto de 7,6 graus de magnitude devastou Taiwan em setembro de 1999, com um balanço de cerca de 2.400 mortos.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink