A Fifa determinou que todas as partidas da próxima rodada internacional de amistosos de seleções tenha um minuto de silêncio pela morte do líder sul-africano Nelson Mandela. Além disso, as bandeiras da entidade em sua sede e no sorteio da Copa nesta sexta-feira, no Costão do Sauípe, na Bahia, ficarão a meio pau.
O secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, disse que Mandela será homenageado durante o sorteio dos grupos da Copa, sem dar maiores detalhes. "Mandela e eu compartilhamos uma crença inabalável no poder extraordinário do futebol para unir as pessoas em paz e amizade" disse Blatter.
"Ele e eu compartilhamos uma crença inabalável no poder extraordinário do futebol para unir as pessoas em paz e amizade" disse Blatter.
Rúgbi
Blatter lembrou como Mandela utilizou o esporte em favor da união do povo sul-africano. Em um dos episódios mais famosos da sua história na presidência da África do Sul, o líder aproveitou a realização da Copa do Mundo de rúgbi em seu país, em 1995, para unir a população.
Recém-eleito, o presidente negro surpreendeu ao demonstrar apoio público ao esporte mais tradicional dos brancos e deu uma lição contra o preconceito. A história foi narrada nos cinemas, protagonizada pelo ator Morgan Freeman, que chegou a levar o Oscar de melhor ator em 2010 pelo desempenho no famoso papel.
"O senhor Mandela foi um homem realmente notável. Eu tive a honra de estar ao seu lado durante os históricos dias da Copa do Mundo de Rúgbi, de 1995, e vi o incrível impacto que ele causou em sua nação e em seu povo. Sua sabedoria, inteligência e presença marcante eram uma maravilha a serem observadas", lembrou o presidente do Conselho Internacional de Rúgbi, Bernard Lapasset.
O presidente do Sindicato Sul-Africano de Rúgbi, Oregan Hoskins, também enalteceu o papel de Mandela, também chamado de Madiba pelos compatriotas, no esporte. "Todas as nossas vidas estão mais pobres hoje com a extinção destes farol de luz e esperança que guiou nosso caminho na transição democrática. 'Madiba' foi um homem de grande visão, determinação, integridade que realizou um milagre que surpreendeu o mundo e seus próprios compatriotas" declarou.
- Campeonato Inglês prestará homenagem a Mandela
- Rei da Espanha diz que o mundo tem uma profunda gratidão com Mandela
- Para Blair, Mandela fez do racismo algo não só imoral, mas estúpido
- Papa: "Mandela promoveu a dignidade humana de todos os cidadãos do mundo"
- "Mandela era meu prisioneiro e meu pai", se emociona carceiro
- COI agradece Mandela por usar o esporte para fazer o bem
- Presidente da África do Sul dá detalhes do funeral de Nelson Mandela
- Filhas de Mandela souberam da morte de pai em estreia de filme sobre ele
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares