A Estação Espacial Internacional (ISS) ganhou oficialmente nesta terça-feira (12) um novo par de painéis solares gigantes. O procedimento de abertura, realizado remotamente de dentro do complexo pelos astronautas do ônibus espacial Atlantis, ocorreu sem atropelos, entre as 12h43 e as 14h58 (pelo horário de Brasília).
Para entrar em operação e ampliar o suprimento de energia da ISS, ainda será preciso concluir as conexões elétricas, tarefa designada para a caminhada espacial desta quarta-feira.
Após a conclusão desses trabalhos, os astronautas comandados por Rick Sturckow aproveitam algumas horas de folga. À noite, eles darão entrevistas para estações de TV dos Estados Unidos, e depois darão início às preparações para a caminhada espacial.
A missão do Atlantis, designada STS-117, foi prolongada em dois dias para que uma caminhada espacial destinada a efetuar reparos numa ponta solta da cobertura térmica da nave, dano causado durante a decolagem.
A agência espacial americana quer afastar riscos de um possível problema na reentrada atmosférica, uma vez que foi um dano ocasionado no lançamento do ônibus espacial Columbia, em 2003, que fez com que a espaçonave se desintegrasse no retorno à Terra, obrigando a Nasa a revisar todos os seus procedimentos de segurança com os ônibus espaciais.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura