Barack Obama se despediu da presidência dos Estados Unidos nesta sexta-feira (20) no Twitter e anunciou a criação de uma fundação com seu nome, horas antes de seu sucessor, Donald Trump, prestar juramento.
“Foi a honra da minha vida servir a vocês. Fizeram de mim um melhor dirigente e homem”, tuitou pela última vez o 44° presidente dos Estados Unidos na conta oficial @POTUS. “Não vou parar. Estarei aqui mesmo com vocês como cidadão, encorajado pelas vozes da verdade, da justiça, do humor e do amor”, assinalou.
O democrata usou a conta presidencial oficial no Twitter, que irá transferir para Donald Trump, para anunciar a criação da fundação Obama. O presidente pediu aos cidadãos americanos que usem a fundação para “compartilhar opiniões” com ele.
O link da fundação leva para um vídeo de apresentação de dois minutos em que se vê Obama e a mulher, Michelle, e o slogan que ele repetiu em seu último discurso, em 10 de janeiro, na cidade de Chicago: “Peço-lhes que acreditem não na minha capacidade de gerar a mudança, e sim na de vocês.”
Na despedida da Casa Branca, Obama deixou uma carta na mesa que será agora ocupada por Trump. É tradição que os mandatários deixem a seus sucessores uma carta pessoal no Salão Oval da sede do governo americano. O conteúdo da carta não foi revelado.