• Carregando...

Forças leais a Muamar Kadafi retomaram na segunda-feira a pequena cidade costeira de Zuwarah, encerrando uma das últimas rebeliões no oeste da Líbia, após um dia em que muitos moradores fugiram da artilharia pesada.

As tropas legalistas iniciaram seu ataque durante a manhã, aproximando-se pelo oeste, leste e sul, e lutando para ocupar uma cidade que estava relativamente tranquila desde o início da insurreição contra Kadafi no mês passado.

Os insurgentes na cidade diziam estar mal equipados e duvidavam que pudessem manter o controle por muito tempo. No final, foram derrotados em questão de horas.

"Zuwarah está nas mãos deles agora", disse um morador chamado Tarek Abdallah. "Eles a controlam e não há nenhum sinal dos rebeldes. Eles estão agora no centro, o Exército e os tanques."

O morador disse à Reuters por telefone que os combates haviam parado. "Não sabemos o que vai acontecer com a gente, e tememos que eles possam cometer crimes. Esperamos e oramos a Deus para que não."

A única cidade importante ainda mantida pelos rebeldes no oeste é Misurata, 200 quilômetros a leste de Trípoli. Zuwarah fica 120 quilômetros a oeste da capital, já perto da fronteira com a Tunísia.

Durante o ataque de artilharia, um combatente rebelde chamado Abu Zeid disse: "Estamos nos defendendo, mas não podemos fazê-lo por muito tempo. Não há armas suficientes. Está muito ruim aqui agora."

Outro morador, Waleed, disse: "Estamos escondidos em nossas casas, estamos com muito medo. Como eles podem fazer algo assim conosco? Somos líbios como eles."

Um guerrilheiro foi morto e vários ficaram feridos, segundo o insurgente Abu Zeid. "Eles vieram em veículos militares e começaram a atirar contra nós", disse ele. "Nós não temos armas, estamos lutando com o que podemos encontrar aqui. Só Deus sabe o que vai acontecer conosco."

Houve relatos de combates em Zuwarah no início da insurreição contra o governo de Kadafi, há quatro décadas no poder, mas desde o mês passado não havia notícias da cidade.

As forças governistas inicialmente perderam o controle sobre vastas áreas do país, mas na semana passada a maré virou a favor dos militares. Kadafi conseguiu dominar a rebelião em Zawiyah, 50 quilômetros a oeste Trípoli, e no leste do país os insurgentes foram expulsos das localidades petrolíferas de Ras Lanuf e Brega.

Em Misurata, rebeldes e moradores relataram que a ofensiva do governo parecia ter parado devido a um motim.

"A luta parou agora. No começo da segunda-feira ouvimos cinco mísseis, após uma noite de combates ferozes, e agora parou", disse o morador Mohammed à Reuters por telefone.

"Não temos certeza de por que parou. Talvez eles tenham se cansado, ou talvez um grupo tenha vencido o outro. As coisas não estão claras."

O governo negou esses relatos, que não puderam ser verificados de forma independente, já que as autoridades líbias não permitiram o acesso dos repórteres à cidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]