A borda do furacão Gustav chegou à costa do Golfo do México, nos EUA, na madrugada desta segunda-feira (1.º), com chuva e ventos que começaram a alcançar Nova Orleans, disse uma funcionária do Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês). "A borda externa da tormenta já está no delta do Mississippi e agora vai para Nova Orleans, de acordo com o radar", disse Patricia Wallace, meteorologista do Centro.

CARREGANDO :)

O olho do furacão, porém, não deve chegar ao continente antes da tarde da segunda-feira. À 3h (de Brasília), o olho estava a 274 km a sudeste de Nova Orleans, e se deslocava para noroeste a 26 km/h. O NHC informou, no entanto, que o furacão tem um amplo raio de alcance e que seus ventos chegam a 350 km de distância.

Relatos de cortes de energia elétrica na zona oeste de Nova Orleans começaram logo que o vento e a chuva atingiram a cidade. Gustav ainda é um furacão de categoria 3 (o máximo é 5), com ventos de até 185 km/h. Os especialistas haviam alertado que o furacão poderia aumentar sua força antes de tocar o continente, mas agora se espera que mantenha a categoria 3 durante a passagem pelo Golfo do México.

Publicidade