A retomada da produção de petróleo e gás natural de plataformas petrolíferas foi paralisada no domingo (7), em preparação para a chegada do Furacão Ike, que deverá entrar no Golfo do México na terça-feira (9).
"Os funcionários de plataformas de petróleo e gás natural no Golfo do México que começaram o retorno às plataformas e a retomada da produção depois do Furacão Gustav estão agora começando a tomar precauções para o Furacão Ike", disse o Serviço de Administração de Minerais dos EUA em nota divulgada no domingo.
O maior produtor da região, a Shell Oil Co, disse no sábado (6) que limitaria o envio de funcionários às plataformas ao mínimo necessário para o início da retomada da produção.
A empresa tem 1.400 funcionários em plataformas na área, e mandou apenas 615 de volta.
"Ao manter o pessoal em um nível mínimo, podemos fazer a nova evacuação de forma eficiente, case necessário", disse a Shell em nota.
O Ike deverá ser, segundo previsões, um furacão poderoso e destrutivo que atingirá o Golfo esta semana. Sua chegada à costa ocorrerá em algum lugar entre Pensacola, Flórida, e a fronteira entre o Texas e o México, colocando as refinarias da Costa do Golfo nos Estados Unidos também em risco.
Até a tarde de domingo, o Ike era uma tempestade de categoria 4, com ventos de 215 km/h atravessando as Bahamas e indo na direção de Cuba, onde centenas de milhares de pessoas estavam se dirigindo para áreas mais distantes do litoral.
Hugo Motta troca apoio por poder e cargos na corrida pela presidência da Câmara
Eduardo Bolsonaro diz que Trump fará STF ficar “menos confortável para perseguições”
MST reclama de lentidão de Lula por mais assentamentos. E, veja só, ministro dá razão
Inflação e queda do poder de compra custaram eleição dos democratas e também racham o PT
Deixe sua opinião