Homem caminha sob chuva e vento forte por ruas de Nova Orleans: cidade aguarda a chegada do furacão Isaac| Foto: Mario Tama/Getty Images/AFP
Bar em Nova Orleans anuncia promoção enquanto cidade espera pelo furacão Isaac, sete anos após a tragédia provocada pelo Katrina na região
Bob Holloway, morador da região de Nova Orleans, fotografa área inundada por tempestade, antes da chegada do furacão Isaac
Joshua Keegan (à esquerda) e Ruffin Henry brincam com o mascote Scout em área inundada na região de New Orleans
Homem observa tempestade se aproximando de Nova Orleans, nos EUA
Imagem de satélite mostra a área do furacão Isaac no sul dos EUA
Homem se protege da chuva na região de Nova Orleans
Trabalhadores sinalizam que terminal de ônibus e trem está fechado em Nova Orleans
Moradores de Nova Orleans se preparam para a chegada da tempestade colocando tapumes em portas e janelas
Imagem de satélite mostra o furacão Isaac próximo da costa dos Estados Unidos
Ventos fortes e mar agitado no sul da Flórida
Em Biloxi, no Mississipi, ondas gigantes anunciam a chegada do Isaac
Árvore caída em estrada do Mississipi: efeitos do furacão Isaac
Árvore cai sobre fiação elétrica no estado do Mississipi: primeiros estragos do Isaac
CARREGANDO :)

O furacão de categoria 1 "Isaac" tocou a terra nesta terça-feira (28) no sudeste da Louisiana, que se encontra em estado de emergência, a uma velocidade de 128 km/h.

O Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos confirmou a chegada do centro de "Isaac" a essa região, onde se encontra Nova Orleans, a poucas horas que se complete o sétimo aniversário do passagem do devastador "Katrina".

Publicidade

Concretamente, o centro do furacão tocou terra ao sudoeste da desembocadura do rio Mississipi, no distrito de Plaquemines, que havia sido evacuado preventivamente pelas autoridades.

Esse distrito da Louisiana, que limita ao sul com o de Nova Orleans, é o que mais quantidade de água tem no estado (65% de seu território é água).

Em um boletim transmitido às 21h (de Brasília), o NHC detalhou que o centro de "Isaac" tinha sido localizado cerca de 15 quilômetros do sudoeste da desembocadura do rio Mississipi e cerca de 140 quilômetros ao sudeste de Nova Orleans.

Na área onde tocou terra foram detectadas ondas de até 2,7 metros e, segundo o NHC, "Isaac" avança a 13 km/h, uma velocidade relativamente lenta que preocupa às autoridades locais, porque, dada a amplitude de seu diâmetro, faz prever que as condições de furacão se mantenham na região durante cerca de 36 horas.

O previsível é que, uma vez que adentre em um terreno mais consistente, "Isaac" tenda a debilitar-se gradualmente. O NHC prevê que continue sobre o sudeste da Louisiana durante um dia ou dois.

Publicidade

Veja fotos da chegada do furacão Isaac