Efeito pecuária

Como o gado contribui para o aquecimento global:

Desmate

A abertura de novas pastagens estimula o desmatamento, o maior fator de emissão de gases de efeito estufa no Brasil.

Queimada

Queimadas são usadas para limpar o terreno desmatado e depois, periodicamente, para renovar a vegetação das pastagens.

Digestão

A fermentação entérica, produção de gases no sistema digestivo do boi, produz metano, um dos gases-estufa mais poderosos.

Outros

Degradação de terras de pastagens.

Contribuição da pecuária brasileira ao efeito-estufa:

– 50% das emissões brasileiras de gases-estufa são consequência da pecuária.

– Para cada quilo de carne brasileira consumida, são emitidos 300 kg de carbono na atmosfera.

– 75% do desmate na Amazônia é associado à pecuária.

– 56% do desmate no Cerrado é associado à pecuária.

CARREGANDO :)

Pelo menos metade das emissões brasileiras de gases do efeito estufa é causada pela pecuária bovina, indica um estudo interdisciplinar divulgado ontem. A maior parte do problema se deve ao desmatamento para abrir pastagens na Amazônia e no Cerrado, afirma o trabalho, mas a fermentação entérica do gado (metano exa­­lado pelos bois) e as queimadas nas áreas de pastagem dão uma dimensão maior ao problema.

Publicidade

O estudo, divulgado em São José dos Campos no Inpe (Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais), será objeto também de apresentação na conferência do clima de Copenhague. O plano de corte de emissões que a delegação do país leva ao encontro, porém, não tem uma abordagem específica para cuidar dos bois.

O problema, claro, já era co­­nhecido, mas é a primeira vez que uma pesquisa compila as informações para medir o impacto particular da pecuária nas emissões. "Se você desmata o cerrado e a mata amazônica para criar bois, aquele desmatamento está associado à pecuária'', diz Carlos Nobre, do Inpe, um dos líderes do estudo.

Segundo o trabalho, a pecuária é responsável em média por 75% do desmate na Amazônia e 56% no Cerrado. A estimativa se refere ao período de 2003 a 2008. No último ano, a emissão total de gases-estufa pela pecuária nacional foi equivalente a 813 milhões de toneladas de CO2. Em 2003, sob desmatamento maior, era de 1,1 bilhão.