Governadores de cinco departamentos (estados) da Bolívia, que se opõem ao governo do presidente Evo Morales, concordaram em se encontrar com o presidente boliviano ainda nesta quarta-feira (13) para negociar uma solução para a crise política do país.
Os governadores dos Estados de Santa Cruz, Tarija, Beni, Pando e Chuquisaca "estão prontos para ir ainda hoje até o palácio do governo na cidade de La Paz", segundo Leopoldo Fernandez, governador de Pando, após uma reunião entre os cinco governadores realizada nesta tarde em Santa Cruz.
Os governadores aceitaram o chamado feito por Morales para terem uma conversa "incondicional", depois que o referendo do fim de semana reforçou os mandatos de Morales, do seu vice-presidente, Alvaro García, e dos quatro governadores de oposição dos estados do leste. Em carta enviada na noite desta segunda-feira, Morales convocou os governadores dos cinco estados (os quatro do leste mais Chuquisaca) para um encontro nesta quarta-feira.
No entanto, o governador de Santa Cruz declarou, através de um comunicado, que o convite "foi enviado por fax" só depois que os cinco governadores oposicionistas já haviam combinado se reunir hoje para analisar a situação e definir uma estratégia conjunta.
Os resultados oficiais totalizados do referendo de domingo ainda não foram divulgados. As informações são da Dow Jones e outras agências.