Trípoli, Líbia - Vários moradores da capital da Líbia afirmaram neste sábado, que o regime do líder líbio, Muamar Kadafi estaria armando simpatizantes civis para montarem bloqueios nas estradas e atacar os manifestantes.
Um empresário de 40 anos, confirma ter visto apoiadores de Kadafi saírem com armas de uma das sedes do Comitê Revolucionário do regime.
Ele disse que o governo estaria oferecendo um carro e dinheiro para qualquer aliado que trouxer outras três pessoas para se unirem aos grupos pró-regime. "Eles vão armá-los para dirigirem em torno da cidade e aterrorizar as pessoas", afirmou o empresário.
Outros moradores relataram ter visto caminhões cheios de civis com rifles automáticos, patrulhando as suas vizinhanças. Muitos dos homens são jovens, ainda adolescentes, e usam braçadeiras verdes ou panos na cabeça para mostrar sua filiação ao regime, segundo moradores. As pessoas não quiseram se identificar, por medo de represálias.
Rebeldes
O chefe das Forças Armadas da parte oriental da Líbia, que está sob controle de opositores, brigadeiro-general Abdul Musa Nafa, pediu ontem aos outros oficiais do país que "marchem para Trípoli" e se rebelem contra o regime de Kadafi.
Em uma entrevista coletiva na cidade de Benghazi, o general descartou "por enquanto" uma ação militar dos insurgentes da "zona liberada" em Trípoli.