• Carregando...

O Ministério do Planejamento informou nesta segunda-feira (18) que o governo vai liberar R$ 35 milhões para atender a população afetada pelo terremoto de magnitude 7 que atingiu o Haiti na terça-feira (12).

A abertura do crédito, segundo o ministério, será feita por meio de Medida Provisória, a ser publicada no Diário Oficial da União. A previsão é de que a MP seja editada nesta terça-feira (19). O dinheiro será concedido ao Ministério de Relações Exteriores para viabilizar a implementação pelo Brasil de ações de cooperação e de projetos humanitários no Haiti.

De acordo com o Planejamento, os recursos se justificam pela situação urgência na ilha, em consequência das mortes e "destruição de grande proporção" provocadas pelo tremor. Além do apoio financeiro, o governo lembra que o país já enviou profissionais da Defesa Civil e cães farejadores que auxiliarão na busca por sobreviventes. Foram enviadas também 13 toneladas de suprimentos entre alimentos, remédios e água, acrescentou o Ministério.

Efetivo

Mais cedo nesta segunda-feira (18), o comandante do Exército, Enzo Martins Peri, informou que o Brasil tem condições de dobrar o número de militares presentes no Haiti. Atualmente, há 1.266 militares brasieiros no Haiti.

"Teríamos condições de dobrar nosso efetivo. Foram tropas que já foram para o Haiti. Já estão treinadas nos mais diversos aspectos, ou tropas que serão treinadas. Também teria que ver qual seria a composição destas tropas. Qual a natureza das tropas e de reforço?", disse ele, acrescentando que mais de 10 mil militares brasileiros já passaram pelo Haiti.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]