A TV estatal da Líbia afirmou nesta quarta-feira que as forças do líder líbio, Muamar Kadafi, retomaram o controle do porto e aeroporto de Marsa el Brega, um importante terminal petrolífero no leste do país, a cerca de 800 quilômetros de Trípoli, a capital.
No entanto, segundo um porta-voz da coalizão de grupos oposicionistas, os rebeldes recuperaram o controle de Marsa el Brega e as forças leais a Kadafi desfecharam um ataque relâmpago na vizinha cidade de Ajdabiyah.
Marsa el Brega está sob controle da oposição há cerca de uma semana e, de acordo com a TV árabe Al-Arabiya, vem sendo alvo de "bombardeios esporádicos" nesta quarta-feira.
"Vamos provavelmente pedir ajuda externa, provavelmente ataques aéreos em pontos estratégicos que colocarão um prego no caixão dele (Gaddafi)", disse o porta-voz dos rebeldes, Mustafa Gheriano, falando à Reuters em nome da Coalizão 17 de fevereiro.
"Eles tentaram retomar o controle de Brega esta manhã, mas fracassara, A cidade está novamente em mãos dos revolucionários. Ele está tentando criar todo o tipo de guerra psicológica para deixar estas cidades à margem", disse Gheriano.
Quanto à Ajdabiyah, Gheriano afirmou que a cidade está "basicamente estável. "Nosso povo está se agrupando para agir contra qualquer grande ataque. Por hora, ainda são apenas ataques relâmpagos."
- Líderes no leste da Líbia formam Exército voluntário
- Oposição estuda pedir ataque estrangeiro contra Kadafi
- ONU suspende Líbia do Conselho de Direitos Humanos
- EUA alertam para guerra civil na Líbia se Kadafi não sair
- Chávez diz que promoverá comissão mediadora para crise na Líbia
- Kadafi desloca militares para fronteira; cresce pressão mundial