São Paulo - Horas depois de retomar Ras Lanuf do controle dos rebeldes, as forças leais ao ditador Muamar Kadafi expulsaram os militantes do porto petroleiro de Brega.
A informação foi confirmada pelos próprios rebeldes em Ajdabiya, cidade situada 80 km a leste de Brega, que disseram poder ouvir tiros de canhão na região.
A reconquista de Brega poucas horas depois da de Ras Lanuf confirma a rápida progressão do Exército governamental rumo ao leste do país, reduto dos insurgentes.
Recuo
Após o rápido avanço registrado em 27 de março, quando os rebeldes recuperaram quatro cidades Ajdabiya, Ras Lanuf, El Aguila e Bin Jawad em um só dia, os milicianos revolucionários começaram a retroceder devido aos bombardeios da artilharia de Kadafi, que disparava desde o Vale Vermelho, perto de Sirte.
Os ataques aéreos das forças internacionais neutralizaram a Força Aérea de Kadafi e causaram grandes danos às suas bases militares, mas as tropas governistas continuam melhor equipadas na batalha contra os rebeldes.
Esta disparidade ficou óbvia nos últimos dias, quando as forças de Kadafi forçaram os rebeldes a um recuo caótico de Sirte, cidade natal do ditador. Sob disparos de foguetes, os rebeldes recuaram ainda de Bin Jawad e de Ras Lanuf.
"Eu peço a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) apenas uma aeronave para empurrá-los de volta. Tudo que precisamos é cobertura aérea e nós podemos fazer isso. Eles deveriam estar nos ajudando", disse o coronel rebelde Abdullah Hadi.
- EUA promovem ações secretas na Líbia
- Homem forte de Kadafi foge
- EUA mandaram espiões para a Líbia, diz jornal
- Forças de Kadafi atacam Brega; chanceler líbio renuncia
- Obama autoriza ajuda secreta dos EUA a rebeldes na Líbia
- Rebeldes perdem pólo petrolífero sob ataque na Líbia
- Rebeldes perdem pólo petrolífero sob ataque na Líbia