Os republicanos abriram sua convenção nacional bastante reduzida nesta segunda-feira (1º), evento que nomeará oficialmente o senador John McCain candidato do partido à presidência dos Estados Unidos. As comemorações, em grande parte, foram substituídas por eventos de doações de verbas para a Louisiana, atingida nesta segunda-feira pelo furacão Gustav. O partido foi acusado de inépcia quando o furacão Katrina devastou Nova Orleans em 2005. Além da chegada do furacão, que não se mostrou tão destruidor quanto seu antecessor de 2005, a abertura da convenção foi eclipsada pelo anúncio da candidata a vice-presidente na chapa de McCain, Sarah Palin, de que sua filha de 17 anos, Bristol Palin, está grávida e terá o bebê.
"Nós agora estamos fazendo os planos em uma base dia-a-dia", disse Rick Davis, gente de campanha de McCain.
Os republicanos cortaram vários eventos que deveriam acontecer nesta segunda e disseram que queriam deixar de lado a política. A campanha de McCain pediu aos delegados que trabalhassem na arrecadação de fundos para as vítimas do furacão. A campanha chegou a alugar um avião para levar de volta à região do Golfo do México os delegados da Louisiana, onde o furacão Gustav tocou a terra firme na manhã desta segunda. O presidente George W. Bush cancelou no domingo o discurso que faria nesta segunda na convenção, bem como o vice-presidente Dick Cheney. Enquanto Bush foi para o Texas e em seguida para a Louisiana, Cheney deverá viajar nesta terça para a Europa, onde visitará quatro países em uma viagem de apoio ao governo da Geórgia. A convenção irá até quinta-feira, quando McCain deverá ser sacramentado candidato pelos delegados do partido. Não se sabe se Bush comparecerá ou gravará um discurso para ser exibido no Xcel Center.
"As circunstâncias mudaram", disse Andrew Polsky, cientista político no Hunter College da City University de Nova York.
McCain distraiu a atenção do público do brilhante discurso de aceitação do seu rival democrata Barack Obama, na sexta-feira da semana passada, ao anunciar que uma mulher, a governadora do Alasca Sarah Palin, era sua candidata a vice na chapa. Agora, um furacão roubou a atenção de McCain.
Mais cedo nesta segunda-feira, a governadora Palin e seu marido anunciaram que sua filha solteira de 17 anos está grávida. Segundo o comunicado, Bristol Palin está no quinto mês de gravidez, terá o bebê e se casará com o pai da criança. O filho de Bristol Palin deverá nascer no final de dezembro. A campanha informou que o anúncio foi feito para refutar boatos de que o filho mais novo da governadora, nascido em abril, seria na verdade filho de Bristol. "Nós estamos orgulhosos da decisão de Bristol ter o seu bebê e mais orgulhosos ainda porque seremos avós," informou em um curto comunicado o casal Sarah e Todd Palin.
Enquanto isso, nas ruas de Saint Paul, manifestantes contra a guerra quebraram vidraças de lojas e estouraram vidros de automóveis nas ruas. A polícia usou spray de pimenta para dispersar os manifestantes e deteve cinco, informa a Associated Press. Os manifestantes pertencem a grupos anarquistas e fizeram os protestos em ruas entre a assembléia legislativa de Minnesota e o Xcel Energy center, onde ocorre a convenção republicana. As informações são da Dow Jones.
- Obama lidera intenção de voto com seis pontos de vantagem sobre McCain
- McCain cancela eventos e Republicanos começarão convenção sem Bush
- Discurso de Obama chega a 38,4 milhões nos EUA pela TV
- Entenda como funcionam as eleições nos Estados Unidos
- Raça poodle é eleita o mascote ideal para a família Obama
O que Bolsonaro e a direita podem aprender com a vitória de Trump nos EUA
Perda de contato com a classe trabalhadora arruína democratas e acende alerta para petistas
O aumento dos juros e a chiadeira da esquerda; ouça o podcast
BC dá “puxão de orelha” no governo Lula e cobra compromisso com ajuste fiscal