A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, elogiou o Uruguai nesta segunda-feira, garantindo que o país é um modelo para a América Latina e outras nações.
Hillary foi à Montevidéu para assistir à posse do presidente José Mujica, um ex-guerrilheiro que deve governar por cinco anos, o segundo mandato consecutivo da coalizão de esquerda Frente Ampla.
"Os uruguaios estão orgulhosos dos seus dirigentes e da sua democracia", disse a secretária de Estado a jornalistas após encontrar-se com Mujica pouco antes do seu juramento.
"De fato, o seu país, presidente eleito Mujica, é um modelo para muitos outros, não só no nosso hemisfério, mas em todo o mundo", acrescentou.
Mujica é o sucessor de Tabaré Vázquez, que deixa o poder com 61 por cento de popularidade devido a políticas moderadas que permitiram ao país sair da crise econômica global.
Depois do encontro com Hillary Clinton, Mujica disse que a chegada do presidente Barack Obama ao governo dos Estados Unidos acabou com os preconceitos e estereótipos e sinalizou a necessidade de cooperação em ciência e tecnologia.
"Nos surpreendeu muito ver que um negro se convertia em presidente dos Estados Unidos. Isso é algo que nunca havíamos pensado ser possível", disse Mujica. "Essa é uma lição que aprendemos e que fala das mudanças que estão acontecendo".
O vice-presidente, Danilo Astori, autor da política econômica de Vázquez e o principal defensor do polêmico Tratado de Livre Comércio com os EUA que nunca chegou a se concretizar, disse recentemente que é a favor de estreitar ainda mais os laços econômicos com a potência norte-americana.
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Deixe sua opinião