Lima - A prefeita de Lima, Susana Villarán, declarou ontem sua oposição à instalação de uma estátua gigante de Cristo similar à do Rio de Janeiro que o presidente do Peru, Alan García, deseja inaugurar em breve num monte da capital próximo ao Oceano Pacífico.

CARREGANDO :)

García anunciou na última sexta-feira que a inauguração da estátua de 37 metros de altura ocorrerá em 29 de junho.

Susana afirmou que "se é uma estátua que o Brasil entrega (sic) como presente ao presidente, há outros lugares onde ela pode ser colocada, como na (via) interoceânica que une Peru e Brasil". E acrescentou: "é uma estátua de 37 metros sendo colocada da noite para o dia sem se falar com ninguém. (...) Lima tem prefeita e as coisas devem ser consultadas". A prefeita têm rusgas com García desde que iniciou seu governo em janeiro.

Publicidade

Susana criticou a falta de originalidade da obra e a pouca relação com a tradição de Lima. Pediu que se houvesse edificado "ao Senhor dos Milagres", imagem venerada na capital desde o século 17. Espera-se que a estátua seja colocada numa colina chamada "Morro Solar", próxima à costa numa zona de jurisdição da cidade de Lima. A estátua "afetará a integridade paisagística da baía de Lima", declarou a prefeita.

O presidente nomeou a estátua de "Cristo do Pacífico" e a obra recebeu um aporte de cerca de US$ 833 mil dólares da construtora brasileira Odebrecht, segundo consta de resolução ministerial publicada no site oficial da presidência do conselho de ministros.