Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Enriquecimento de urânio

Irã afirma ter 4 mil centrífugas nucleares em atividade

Ahmadinejad superstimou o número de 4 mil centrífugas nucleares em mil centrígugas | Fars News / Reuters
Ahmadinejad superstimou o número de 4 mil centrífugas nucleares em mil centrígugas (Foto: Fars News / Reuters)

O Irã tem 4 mil centrífugas nucleares funcionando, disse uma autoridade em comentários publicados nesta sexta-feira (29). O número está em linha com o verificado pelo órgão nuclear da Organização das Nações Unidas (ONU), mas é menor que o citado pelo presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad.

O Irã afirma estar instalando centrífugas para enriquecer urânio para que tenha combustível para suas usinas de energia nuclear. Mas o Ocidente acusa Teerã de buscar tecnologia para enriquecer urânio num grau mais elevado e usá-lo em ogivas nucleares.

Ahmadinejad disse no mês passado que o Irã tem mais de 5 mil centrífugas funcionando, mas a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), que checa regularmente as instalações nucleares iranianas, afirmou mais tarde que, aparentemente, Ahmadinejad superestimou esse número em mil centrífugas.

"Há atualmente perto de 4 mil centrífugas em atividade na unidade de enriquecimento de urânio de Natanz... Outras 3 mil centrífugas estão sendo instaladas", disse o vice-ministro das Relações Exteriores do Irã Alireza Sheikh Attar à televisão estatal, segundo informações da agência de notícias estatal IRNA.

Potências mundiais ofereceram ao Irã um pacote de incentivos nas áreas comercial e nuclear, entre outras, para que o país suspenda suas atividades atômicas, mas Teerá já disse diversas vezes que não fará isso.

Os Estados Unidos e seus aliados ocidentais pressionam pela imposição de um novo conjunto de sanções ao Irã. Seria o terceiro pacote deste tipo contra a República Islâmica desde 2006.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.