Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Perspectiva

Irã diz que Iraque será protegido por nações vizinhas

Saída das tropas americanas do Iraque vai deixar um vácuo na segurança iraquiana. Países ocidentais terão a missão de garantir a estabilidade territorial

Ahmadinejad e EUA têm trabalhado em um acordo que visa garantir a autonomia das forças iraquianas na segurança do país | Fatih Saribas / Reuters
Ahmadinejad e EUA têm trabalhado em um acordo que visa garantir a autonomia das forças iraquianas na segurança do país (Foto: Fatih Saribas / Reuters)

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, disse nesta sexta-feira (15) que as nações do Oriente Médio preencherão o vácuo deixado na segurança do Iraque, após a retirada das tropas americanas, mas acrescentou que não existe a perspectiva de enviar tropas do seu país. "Os Estados Unidos em breve deixarão a região, então os países locais precisarão preencher o vácuo na segurança", disse Ahmadinejad, no segundo dia da visita oficial a Istambul, centro financeiro, industrial e cultural da Turquia. "Não existe a necessidade da interferência de países de outras regiões."

Os Estados Unidos e o Iraque têm trabalhado em um acordo que tenta garantir a capacidade futura das forças iraquianas para lidar com a segurança, mas os países têm discordado sobre o prazo para a retirada dos militares americanos. O Iraque insiste em um prazo fixo para a retirada, mas o presidente norte-americano, George W. Bush, tem se recusado a fixar uma data. Ahmadinejad disse que a "estabilidade e integridade territorial" do Iraque são importantes para o Irã, uma posição que recebeu o apoio dos seus anfitriões turcos. "Todos nós temos que proteger o Estado do Iraque", afirmou.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.