O Irã está preparado para buscar a diplomacia nas negociações com as potências mundiais antes ou depois da eleição presidencial do próximo mês na República Islâmica, disse nesta quinta-feira (16) o principal negociador iraniano para a questão nuclear.
Saeed Jalili, que também é candidato na corrida presidencial, falou depois de conversas sobre a disputa nuclear com a chefe de política externa União Europeia, Catherine Ashton.
"Estamos prontos para continuar nossas conversas com as (seis potências) a qualquer momento em que elas estejam prontas, antes ou depois da eleição presidencial no Irã... Negociações acontecerão em breve", disse Jalili em entrevista coletiva em Istambul, sem dar uma data.
A reunião de Jalili com Ashton, que supervisiona as negociações com o Irã em nome dos Estados Unidos, Rússia, China, França, Grã-Bretanha e Alemanha, veio a seguir de uma rodada fracassada de diplomacia entre o Irã e as grandes potências em abril, na cidade cazaque de Almaty.
Jalili também reiterou que o Irã nunca iria abandonar o seu direito de enriquecer urânio. As grandes potências querem que Teerã suspenda suas atividades de enriquecimento para tranquilizar o mundo que não está buscando armas nucleares. O Irã nega ter qualquer objetivo.