Relatos de brasileiros
O cansaço salvou a vida da economista Fabiana Tito, de 32 anos, que participava da maratona de Boston.
- Perfil de suspeito em rede social cita o Islã e a causa chechena
- Suspeito teria publicado mensagens no Twitter após as explosões
- Mãe diz que suspeito de ataques estava sob vigilância do FBI
- Maratona de Carmel presta homenagem às vítimas de Boston
- Rússia e EUA ampliarão cooperação após ataque
- Defensoria Pública de Boston busca representar suspeito de explosões
- Suspeito de atentado em Boston pode ter tentado suicídio, diz canal de TV
- Jihadistas chechenos negam ligação com atentado
Investigadores acreditam que os dois irmãos suspeitos dos atentados a bomba da última segunda-feira na maratona de Boston estariam planejando outros ataques, depois de terem encontrado um esconderijo com armas, disse o comissário da polícia de Boston, Ed Davis, neste domingo ao programa "Face the Nation" da CBS. Os atentados deixaram três mortos e mais de 180 pessoas feridas.
Os residentes da região de Boston reuniram-se neste domingo em oração e reflexão depois de uma semana tumultuada, enquanto o único sobrevivente suspeito do atentado se encontra hospitalizado e, aparentemente, sem condições de ser interrogado.
Confira fotos da operação policial em Boston
Fotos mostram componentes das bombas detonadas em Boston
Grupo de Londrina testemunhou a tragédia em Boston
Confira o mapa do local onde ocorreu o atentado
Dzhokhar Tsarnaev, de 19 anos, foi capturado na noite de sexta-feira, escondido dentro de um barco que estava estacionado no quintal de uma casa em Watertown. Ele estava ferido por um tiro e havia perdido muito sangue. Seu irmão Tamerlan Tsarnaev, de 26 anos, também suspeito de participar do ataque da última segunda-feira, foi morto pela polícia na madrugada de sexta-feira.
O comissário informou que as autoridades encontraram explosivos confeccionados domesticamente depois do tiroteio entre a polícia e os dois suspeitos. "Temos motivos para acreditar, com base nas evidências encontradas - as explosões ocorridas, o material bélico explosivo achado e o poder de fogo que possuíam - que ambos planejavam cometer novos atentados", disse Davis. "Isso é o que acredito". O comissário disse também que um explosivo foi encontrado no automóvel Mercedes que os irmãos foram acusados de roubar. As informações são da Associated Press.
Vítimas
Três pessoas morreram no atentado de segunda-feira. O primeiro identificado foi Martin Richard (foto abaixo), de 8 anos. Ele estava aguardando a chegada do pai na maratona. Sua mãe, que também estava no local, sofreu traumatismo craniano, enquanto sua irmã, de 6 anos, perdeu uma perna. Nesta terça-feira, uma usuária do Facebook postou uma foto antiga de Martin em que o garoto que pede paz em um cartaz.
Outra vítima é Krystle Campbell (foto abaixo), de 29 anos. Ela vivia em Medford, Massachussets. "Minha filha era a mais amorosa das meninas. Ajudava a todos e estou muito chocado com tudo. Estamos devastados", disse o pai de Krystle. Ela estava na linha de chegada com um amigo esperando o namorado, que participava da corrida. Seu pai afirmou não saber se o jovem completou a maratona antes das explosões. A terceira pessoa morta foi um cidadão chinês que estudava da Boston University. A família não autorizou a divulgação do nome e a informação foi repassada pelo porta-voz da instituição.
A terceira vítima do atentado foi a chinesa Lu Lingzi (foto abaixo), segundo o jornal estatal chinês Shenyang Evening News. Segundo a publicação, ela era uma estudante da Universidade de Boston. A morte causou comoção e provocou manifestações antiamericanas na China.
O consulado chinês em Nova York disse em um comunicado na terça-feira que outro cidadão da China foi ferido e estava em condição estável após uma cirurgia.
O ministério das Relações Exteriores e o consulado Geral da China não anunciaram o nome da vítima a pedido da família. Mas na terça-feira, a mídia de Boston citou uma fonte chinesa do consulado Geral, dizendo que Lu Lingzi estava entre os desaparecidos após as explosões de segunda-feira.
Vídeo mostra suspeitos na Maratona de Boston: