O senador Barack Obama pode se tornar o primeiro presidente negro dos EUA, mas uma pesquisa da rede CBS News mostrou que muitos eleitores negros não se identificam com o parlamentar. Os resultados revelaram que a também senadora Hillary Clinton vence facilmente Obama na disputa pelos votos dos afro-americanos, ficando com 52% da preferência, contra 28% dos seu oponente democrata na corrida pela indicação à disputa da eleição presidencial de 2008.
Pesquisa de opinião também mostrou que, computando todos os segmentos do eleitorado americano, a ex-primeira-dama está 19 pontos à frente do senador por Iliinois, segundo a revista "Time".
Obama admite que precisa trabalhar a fim de melhorar sua imagem no eleitorado negro. Para especialistas, a comunidade negra não se identifica com um senador educado em Ivy League - que reúne as mais conceituadas universidades americanas - e que não seria visto como "suficientemente negro".
"Dizer que ele (Obama) não é suficientemente negro é uma tentativa de lançar descrédito entre o eleitorado negro", disse o professor Timuel Black.
Se ainda precisa convencer eleitores negros de suas qualidades políticas, Obama está tendo um trânsito facilitado na idústria do entretenimento, conseguindo arrebanhar doadores de peso que, tradicionalmente, apoiavam Hillary.
Perseguição a Van Hattem agrava ataque à imunidade parlamentar no Brasil
Mudança na composição da Câmara vira queda de braço entre bancadas e decisão pode ficar com TSE
STF e as decisões sobre vínculo dos trabalhadores de aplicativos; ouça o podcast
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo