Tratcher tem dificuldades para se lembrar de fatos e repete as mesmas perguntas| Foto: Toby Melville / Reuters

A ex-primeira-ministra da Grã-Bretanha Margaret Thatcher - conhecida no passado como uma das mentes políticas mais formidáveis do mundo - vem sofrendo de demência há sete anos, afirmou a filha dela, Carol.

CARREGANDO :)

Carol Thatcher conta em suas memórias como sua mãe de 82 anos, apelidada de a "Dama de Ferro" devido a sua fama de durona, tem hoje dificuldade para lembrar-se de fatos, além de repetir as mesmas perguntas.

No texto, publicado em capítulos pelo jornal Mail on Sunday, a filha descreve uma mulher totalmente diferente do peso-pesado do mundo da política que percorreu o cenário internacional nos anos 80.

Publicidade

"A mulher que dominou as discussões durante tanto tempo não mais lidera os debates e nem consegue acompanhar as conversas em festas", escreveu Carol.

"Em seus piores dias, ela mal consegue lembrar-se do começo de uma frase no momento em que chega ao final dela."

Thatcher sumiu dos holofotes depois de ter sido aconselhada por seus médicos, em 2002, a não mais falar em público. O conselho surgiu após a ex-primeira-ministra ter sofrido vários pequenos derrames.

As pessoas que sofrem de demência apresentam uma perda significativa das habilidades mentais, o que lhes afeta o dia-a-dia.

A doença é provocada por vários fatores, tais como derrames, tumores, ferimentos na cabeça e o mal de Alzheimer. Estima-se que 700 mil pessoas sofram dela na Grã-Bretanha, sendo dois terços desse montante formados por mulheres.

Publicidade

Segundo Carol Thatcher, os primeiros sinais de demência surgiram quando sua mãe estava com cerca de 75 anos de idade. Durante um almoço, Thatcher confundiu o conflito das ilhas Malvinas com o da Bósnia.

"Eu quase caí da cadeira", escreveu Carol, segundo um trecho do livro a ser publicado no próximo mês. "Não pude acreditar quando a vi tendo dificuldades com as palavras e a memória. Ela estava em seu 75º ano de vida, mas eu sempre pensei nela como uma pessoa sem idade, indiferente ao tempo, feita de um aço 100 por cento resistente a danos."

Thatcher subiu ao poder na Grã-Bretanha nas eleições gerais de 3 de maio de 1979, tornando-se a primeira e única mulher a ocupar o cargo de primeiro-ministro daquele país. Ela deixou o famoso gabinete do número 10 da Downing Street depois de ficar 11 anos no poder, batendo um recorde.

No auge de seu governo, no começo dos anos 1980, a personalidade forte de Thatcher fez dela uma das figuras mais conhecidas do Ocidente.

Veja também
  • Tropas estrangeiras vão sair do Iraque até o fim de 2011, diz primeiro-ministro
  • Sarkozy pede saída de russos de estrada na Geórgia
  • Presidente do Paquistão anuncia renúncia
Publicidade