O México está se empenhando na criação de empregos para que sua população não tenha de emigrar em busca de trabalho, disse nesta quinta-feira o ministro mexicano da Economia, Sergio García, acrescentando que a expectativa é abrir até um milhão de vagas neste ano.
Ele afirmou que o crescimento do nível de emprego e a redução do crescimento populacional no México devem diminuir a emigração para os EUA, onde centenas de milhares de pessoas saíram às ruas na segunda-feira em protesto contra propostas de repressão à mão-de-obra estrangeira.
- A solução mais importante é a geração de emprego no nosso país - disse García, em entrevista coletiva durante o Congresso Mundial de Tecnologia da Informação, no Texas. - Estamos trabalhando nisso. Neste ano, até 15 de abril, tínhamos 306 mil novos empregos formais gerados. A expectativa é de 800 mil, possivelmente um milhão de novas vagas geradas neste ano no nosso país.
Segundo García, o governo de Vicente Fox, que termina no segundo semestre, está incentivando a criação de pequenas e médias empresas e investindo em educação e infra-estrutura.
Ao mesmo tempo, segundo ele, o crescimento populacional vem caindo:
- A população jovem do México mudou radicalmente. Por isso, estamos nos últimos anos de uma forte pressão pela geração de empregos.
PT apresenta novo “PL da Censura” para regular redes após crescimento da direita nas urnas
Janjapalooza terá apoio de estatais e “cachês simbólicos” devem somar R$ 900 mil
Não há inflação baixa sem controle de gastos: Banco Central repete alerta a Lula
De 6×1 a 4×3: PEC da redução de jornada é populista e pode ser “armadilha” para o emprego