Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
América do Sul

Michelle Bachelet é uma "amiga do Brasil", diz Dilma

Apoiadores da candidata socialista comemoram o resultado da eleição nas ruas de Santiago | Ivan Alvarado/Reuters
Apoiadores da candidata socialista comemoram o resultado da eleição nas ruas de Santiago (Foto: Ivan Alvarado/Reuters)

A presidente Dilma Rousseff cumprimentou nesta segunda-feira (16) Michelle Bachelet por sua eleição à Presidência do Chile. Eleita no domingo (15) para um novo mandato quatro anos depois de deixar o governo chileno, Bachelet, segundo Dilma, é "uma amiga e parceira do Brasil".

Em sua conta no Twitter, a presidente brasileira disse que Brasil e Chile "irão aprofundar ainda mais as relações". Em nota, disse que ambos os países têm "uma compreensão clara do papel da integração na América do Sul.

Michelle Bachelet, de 62 anos, foi eleita ontem a nova presidente do Chile. A candidata da aliança de centro-esquerda Nova Maioria (ex-Concertação) obteve 62,16% dos votos, contra 37,83% de Evelyn Matthei, da coalizão de centro-direita Aliança.

A campanha de Bachelet se concentrou em três propostas de reformas: tributária, educacional e constitucional. Os protestos estudantis em 2011 levaram a socialista a prometer educação gratuita em seis anos, já que no Chile o ensino superior é 100% privado.

Será a segunda vez que a pediatra Bachelet governará o país. A primeira foi entre 2006 e 2010. No Chile não há reeleição.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.