O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, anunciou nesta terça-feira que o governo vai reforçar a fiscalização nos portos e aeroportos brasileiros para se prevenir contra a entrada do vírus da gripe aviária no país. Rodrigues pedirá que a Infraero instale detectores de matéria orgânica em portos e aeroportos para reforçar o controle de bagagens e mercadorias procedentes de países onde foi detectado o vírus da doença.
O ministro também vai sugerir a criação de centros de queima rápida de restos de comida servida em aviões oriundos das áreas suspeitas. O governo também promete intensificar a fiscalização, sobretudo nas fronteira com a Colômbia, país onde teria sido detectado um foco da doença, embora diferente da gripe detectada na Ásia.
Outras medidas preventivas deverão ser sugeridas por um grupo especial que será criado ainda nesta terça-feira à noite, na abertura do Congresso Ubra (União Brasileira de Avicultura), em Brasília. O grupo terá representantes do Ministério da Agricultura e da iniciativa privada.
Rodrigues anunciou as medidas depois de reunião com o ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, e representantes da Ubra.