As temperaturas globais devem aumentar no ano que vem para os níveis mais altos em 150 anos, devido a uma combinação de atividade humana e do fenômeno El Niño, disse um grupo de pesquisa britânico na quinta-feira.

CARREGANDO :)

"As últimas previsões de nossos cientistas de clima mostram que a temperatura global deve ser quase 0,6 grau Celsius acima da média do período de 1961-1990", disse o Met Office em um comunicado.

"Isso significa que é mais provável que 2010 seja o ano mais quente já registrado, batendo o ano de 1998."

Publicidade

Mas a previsão recorde de altas temperaturas depende do comportamento do El Niño e da atividade geológica.

"Um ano quente recorde em 2010 não é uma certeza, principalmente se a corrente El Niño declinar rapidamente perto do início de 2010, ou se houver uma grande erupção vulcânica", acrescentou o Met Office.

El Niño é uma mudança periódica no sistema atmosférico oceânico no Pacífico Tropical, que pode aquecer partes do oceano Pacífico. Uma grande erupção vulcânica pode lançar grandes quantidades de cinzas e de outras partículas na atmosfera, bloqueando o sol.

As previsões do Met Office seguem as tendências dos números mostrados por mais de 1.500 estações meteorológicas de que as temperaturas globais vêm aumentando desde 1850.

O Centro Hadley do Met Office divulgou os números para aumentar a transparência para mostrar que o mundo está aquecendo, depois que céticos acusaram especialistas de manipularem os dados, exagerando a ameaça do aquecimento terrestre.

Publicidade
Veja também
  • Copenhague pode abrandar regras do mercado de carbono
  • Primeiro esboço de texto de Copenhague sai nesta sexta-feira , diz embaixador
  • Chefe da ONU vê avanço em acordo de tecnologia limpa
  • Lacuna financeira pode arruinar conferência sobre clima, diz Soros